Páginas

domingo

Gravidade

Certa vez, um professor desapontado com o comportamento de seus alunos disse algo do tipo:

"- Essa é uma ótima turma e o que me deixa mais decepcionado é que normalmente, em toda turma existe um ou no máximo dois líderes. Na maioria das vezes eles ditam o comportamento da turma. O problema que nesta turma nós temos três líderes e é bem claro para todos quem dois deles são. E dado ao trabalho que fazemos aqui e ao que eu tento ensinar vocês, eu fico muito triste com a forma que estes líderes tem influenciado o resto da turma."

Um silêncio caiu sobre a sala após essas palavras, algumas cabeças baixas, outros lançavam olhares aos supostos líderes e estes engoliam a seco a verdade que fora dita. E apesar de todo esse clima, um aluno se dirige ao professor e pergunta:

'- E quem é o terceiro líder?'

Cabeças se viram em direção ao aluno, alguns com olhares de descrença, um ou dois com sorrisos... de descrença. O professor ainda com uma expressão de desapontamento se demora um pouco a responder. E enquanto todos voltam seus olhares curiosos para o professor, parece possível enxergar o professor ponderar qual seria a melhor resposta ou talvez não, talvez a resposta foi e sempre será óbvia.

Pois no fim, tudo se resume a Gravidade.

E uma coisa que sabemos sobre a Gravidade é que ela se trata de uma variável constante inevitável... pelo menos, até aonde nosso limitado conhecimento vai.

O professor nunca contou quem era o terceiro líder.